sábado, 31 de dezembro de 2011

Ciclos de reflexão

Independente da crença que tenhamos, somos obrigados a reconhecer que os humanos são abençoados de diversas formas pelo ambiente no qual vivem. Na correria do dia-a-dia, há detalhes que nem pensamos a respeito, mas que fazem uma grande diferença em nossas vidas.

Chegado o fim do ano, vejo as pessoas fazerem promessas de mudança e novas metas para o ano vindouro. Esse comportamento é até automático para muitas pessoas segundo suas tradições e costumes familiares e sociais.
Nos últimos dias do ano de 2011, peguei-me pensando a respeito desse comportamento que tanto "menosprezei" quando o vi em meus semelhantes. Porém, dessa vez, deixei meu espírito crítico de lado para pensar mais a respeito disso.

Avaliar e planejar nossas ações é muito precioso porque transforma-nos em "condutores" de nossas vidas ao invés de meros passageiros que dependem do destino (obs: não desconsidero as forças externas que atuam sobre nossas vidas). Esse é um dos grandes diferenciais entre os humanos e as demais espécies do nosso planeta.

Dia, lua, estação climática e ano são ciclos naturais de tamanho, eu arriscaria dizer, ideal. Cada um é importante no seu papel, mas jogarei o holofote apenas sobre o ano. O ciclo de 365,25 dias para um ano permite-nos a ter um momento de reflexão sobre o curso de nossas vidas e de nossas ações. Por isso, comecei esse texto falando das bençãos divinas que recebemos sem saber. O ano possui o tamanho ideal: dá tempo de executar projetos de longa duração (construir uma casa, ter um filho, estudar algo) e ao mesmo tempo não consome um tempo tão grande da sua vida. Nossa vida é feita de erros e acertos, não há fórmula mágica e, consequentemente, nem todos nossos projetos e ações dão certo. Portanto, apesar do prejuízo, um ano com insucessos pode ser recuperado nos anos seguintes.

Cheguei a essa conclusão pensando assim: um ano representa 1/73 da nossa vida(1), imaginem se o ano durasse mil dias? Um ano de 1000 dias "jogado fora" significaria quase 1/27 do nosso tempo de vida! São quase três anos de 365 dias! Extrapolando mais essa conta, o planeta Saturno leva 29,5 anos terrestres para fazer seu "movimento de translação"... vejam só, nesse caso, teríamos um ano que representaria quase 1/2 de nossa vida! No outro extremo, o planeta Mercúrio orbita o Sol a cada 88 dias terrestres, um período que também me parece muito curto.

Chamei atenção a esse fato nessa data para provocar que cada um utilize da melhor forma possível esse momento para uma verdadeira reflexão de sua vida, reavaliando-se e planejando seu próximo "ciclo" ao invés de das vãs promessas de fim-de-ano.


1) Considerando a expectativa de vida atual do Brasil.

Um comentário:

  1. Lucas, que texto legal!! Realmente esse sentimento de ano novo traz muita esperança, alegrias, desejos. Ele é o combustível. Se esse sentimento não for aproveitado se tornará vãs promessas de fim-de-ano. Temos que aprofundar esse pensamento e planejar o que queremos, avaliar qual o nosso objetivo e bola para frente!!

    ResponderExcluir